Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB1/JI da Gandra (Valongo)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Conscientes da necessidade de minimizar alguns problemas decorrentes da disputa do espaço do recreio escolar, nomeadamente pela prática do futebol, decidimos avançar com o Projeto “Recreios com Vida”.
O projeto definiu-se pela necessidade de potenciar a orientação e organização do espaço dos recreios e ainda, enriquecer esses espaços com propostas de diferentes atividades no período dos intervalos letivos de todas as sextas-feiras.
A estratégia prendeu-se assim com a promoção e implementação de diferentes jogos, na medida em que se considerou o jogo como uma via importante e eficaz na melhoria das relações entre os alunos. A escolha dos jogos a realizar teve em conta diferentes fatores: a sua contribuição para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e motoras das crianças; os materiais necessários para a sua confeção e montagem; o potencial de atração e adesão dos alunos aos mesmos.
Deste modo, selecionaram-se jogos que fossem ao encontro dos interesses e gosto dos alunos. Todos os jogos propostos foram construídos com materiais reutilizáveis: bolas de trapos, garrafas de plástico, placas de plástico alveolar, tampas de frascos de vidro, …
Todos os jogos revelaram-se uma oportunidade de participação efetiva para todos os alunos da escola: Jogo “os 3 R’s”; Jogo “Super Mário” (Jogo da Glória); “Jogo da Corda”; “Jogo do Galo”, “Jogo do dominó”; Jogo “Bowling do Ambiente”, “Futebol” (em suspensão); Música (“Toca a dançar”).
A ajuda dos alunos mais velhos foi fundamental para assegurar o conhecimento e cumprimento das regras dos diferentes jogos por parte de todos os alunos envolvidos, nomeadamente as regras básicas do jogo do dominó. Este contributo foi determinante para a concretização dos objetivos propostos e a participação efetiva da maioria dos alunos da escola.