Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
A presente memória descritiva explana o projeto “Jogo dos 10 R da PAN” que consiste num jogo de equipa que valoriza competências do PASEO como a inclusão, a autonomia e o pensamento critico dos alunos dos 2º e 3º ciclos da Escola Básica Padre Alberto Neto (EBPAN).
Os trabalhos preparatórios para a elaboração do jogo envolveram diferentes fases, realizadas com muito empenho e entusiasmo pelos nossos alunos, a destacar a recolha e seleção de materiais, realização das peças do jogo e a elaboração das perguntas e respostas.
Durante a fase de execução do jogo, os alunos utilizaram pacotes de leite para fazer o dado do jogo, reciclaram caixas de cartão para fazer o tabuleiro do jogo e um cartão onde registaram as perguntas e respostas do jogo. Quanto ao embelezamento do jogo, os alunos empregaram diversas técnicas de artes, como a pintura e as colagens, nos diferentes elementos decorativos do jogo, mas sempre dando enfoque às práticas mais ecológicas e sustentáveis para o meio ambiente.
Este jogo insere-se no âmbito das ciências experimentais. No entanto, todos alunos que se animem a jogá-lo, independentemente do seu nível escolar, sairão mais sabedores quanto às boas práticas para uma adequada separação de resíduos e também explorarão os 10R da sustentabilidade de uma forma lúdica, dinâmica e criativa.
Durante a exploração do jogo, os alunos (jogadores) foram apoiados pela Brigada dos Recreios com Vida da PAN, criada para o efeito, constituída por 2 a 4 alunos do 3º ciclo que foram facilmente identificados uma vez que envergaram coletes refletores. Os vencedores foram premiados com brindes disponibilizados pela Tratolixo.
O referido jogo, ficará disponível a todos os alunos durante os intervalos da escola e será inserido nas atividades a desenvolver pela ação social da EBPAN no futuro, em articulação com o projeto Eco Escolas.