Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Iniciámos o desafio contextualizando os alunos acerca do processo de fabrico dos lápis da Faber-Castell, divulgando as políticas ambientais adotadas pela marca.
As temáticas da sustentabilidade, poluição, preservação do ambiente e das espécies foram trabalhadas nas diversas áreas curriculares, indo também ao encontro dos temas da cidadania e desenvolvimento.
Foi apresentado o vídeo do Super Ecolápis disponibilizado na plataforma.
Nas aulas do clube Eco-Escolas, foram realizadas diversas pesquisas acerca das características dos animais e a sua adaptação aos diferentes habitats. Os alunos debateram ideias, elaboraram vários rascunhos com possíveis transformações e poderes e, por fim, fizeram o trabalho individualmente.
Os alunos mostraram entusiasmo na realização deste desafio, uma vez que lhes permitiu dar asas à imaginação e criar um super animal.
Finalizados os trabalhos, procedeu-se a uma votação interna, de modo a escolher os cinco trabalhos que iriam representar a escola neste desafio.
Foram utilizados lápis de cor, lápis de cera, canetas de feltro e folhas de desenho A4.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Este super Ecolápis tem tentáculos que permitem agarrar o lixo do meio ambiente e as suas patas dão-lhe o super poder de deslizar na água e andar na terra.