Escola Básica António Dias Simões (Ovar)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A professora de Educação Visual apresentou aos alunos a proposta do concurso Super-Ecolápis, ao qual aderiram com entusiasmo. Neste seguimento, foi projetado um vídeo, no qual podiam ser observados exemplos de construções de figuras híbridas, que serviram de inspiração para a realização do trabalho autónomo individual.
Foi solicitada aos discentes uma pesquisa gráfica sobre animais terrestres e marinhos, em articulação com os conteúdos de Ciências Naturais, que serviu de base para o registo gráfico, trabalhando a técnica das «combinações forçadas».
Na aula seguinte, a professora forneceu uma imagem de um lápis e, usando o decalque no papel vegetal, iniciaram a composição da criatura híbrida, à qual acrescentaram as partes dos animais por eles selecionados.
O desenho final foi executado no formato A4, em papel cavalinho, com recurso a materiais riscadores de desenho e pintura, nomeadamente lápis de cor da Faber-Castell.
Depois do trabalho final concluído, foram escolhidos, em conjunto com a docente da disciplina, os cinco melhores trabalhos para representarem a turma no Concurso.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu Super-Ecolápis, nas várias partes do corpo, tem uma espécie de superpoder que o ajuda a manter a Natureza mais saudável.
Na cabeça, tem um bico de lápis para desenhar as árvores que vão reflorestar o meio ambiente.
Os olhos de águia permitem-lhe ter uma visão de longo alcance, conseguindo detetar a poluição do planeta.
Com o bico de pássaro, consegue sugar a poluição existente no ar, que recolhe com a ajuda das suas asas.
Com as ventosas da cauda de polvo, agarra os microplásticos que poluem o mar e colocam em perigo toda a fauna marinha.
As patas rugosas ajudam a aliviar as gengivas dos bebés quando os dentinhos estão a nascer.
Eu sou o Polguia! (Polvo + águia)