Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
A professora de Educação Visual apresentou aos alunos a proposta do concurso Super-Ecolápis, ao qual aderiram com entusiasmo. Neste seguimento, foi projetado um vídeo, no qual podiam ser observados exemplos de construções de figuras híbridas, que serviram de inspiração para a realização do trabalho autónomo individual.
Foi solicitada aos discentes uma pesquisa gráfica sobre animais terrestres e marinhos, em articulação com os conteúdos de Ciências Naturais, que serviu de base para o registo gráfico, trabalhando a técnica das «combinações forçadas».
Na aula seguinte, a professora forneceu uma imagem de um lápis e, usando o decalque no papel vegetal, iniciaram a composição da criatura híbrida, à qual acrescentaram as partes dos animais por eles selecionados.
O desenho final foi executado no formato A4, em papel cavalinho, com recurso a materiais riscadores de desenho e pintura, nomeadamente lápis de cor da Faber-Castell.
Depois do trabalho final concluído, foram escolhidos, em conjunto com a docente da disciplina, os cinco melhores trabalhos para representarem a turma no Concurso.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Eu sou um lápis, mas sim, eu sei, não me pareço com um. Estou assim devido a uma mutação genética e fiquei com superpoderes! Sou o Vepetruz (Veado + peixe + avestruz).
As minhas hastes de veado servem de radar e conseguem detetar o início de um fogo florestal.
Com as patas de avestruz, corro, corro para o rio, encho o bico com água e, usando as minhas asas de pássaro, voo rapidamente para apagar os fogos e certificar-me que todos os seres vivos estão em segurança.
O meu corpo de escamas de peixe, em tons de rosa, tem o superpoder de entreter as crianças quando estão doentes, dando-lhes um miminho colorido.