Escola EB1/JI de S. Pedro de Sintra (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Para a realização deste trabalho, as crianças tomaram contacto com o ciclo do Ecolápis, a coordenadora do projeto Eco- Escolas recordou quais as atitudes a ter para haver uma boa sustentabilidade, dialogando com os alunos sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos; Como as crianças já possuíam conhecimento sobre animais, só foi necessário questioná-los sobre esse tema, não sendo necessário pesquisar.
A turma de 3º ano, foi dividida em três grupos. Antes de serem separados, foi-lhes apresentado o Ecolápis e o que se pretendia que eles pensassem e realizassem.
Os materiais utilizados foram: aguarelas, lápis de carvão
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O grupo B, constituído por Teresa, Madalena, Raquel, Santiago e Eduardo, antes de iniciar discutiu e após a discussão, colocou a descrição do que iriam fazer:
Colocar barbatanas no Ecolápis para que ele tivesse o super poder de fazer desaparecer o Plástico e criar animais que estão em vias de extinção.
Outro super poder é de que o Ecolápis consiga transformar a poluição atmosférica em árvores, utilizando as asas.
Com o bico, o Ecolápis vai conseguir renascer flores/árvores, após um fogo.