Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A ideia de criar um personagem “Super-Ecolápis” com várias características físicas que permitissem a sua adaptação tanto à vida terrestre, como à vida marinha, fez-me rebuscar de imediato as imagens dos Totem, normalmente um poste ou coluna que representam um animal, como símbolo sagrado e objeto de adoração com poderes sobrenaturais e protetores, associados a um grupo pessoas (famílias/tribos/ sociedade).
Aqui, o Super-Ecolápis é entendido como um talismã que onde o seu utilizador assumirá uma relação muito próxima e algo misteriosa entre os desenhos criados com este lápis na sua mão, partilhando em cada registo; linha, forma ou cor, a confidência de uma debilidade, medo ou insegurança. Com ele, o desenhador poderá assumir a habilidade que naquele momento necessita para ultrapassar os seus problemas e ajudar a proteger o meio que o rodeia, a sua mãe, a Mãe Natureza.
Com este pressuposto, rapidamente dei início ao esboço e desenho de características de animais que poderiam reforçar com seus poderes todos os ecossistemas ambientais da nossa Mãe. Nos ares, o voo noturno, mas perspicaz da coruja, evidenciado pelos olhos que nos guiam e que nos observam antecipando catástrofes, das árvores a energia propagada por entre raízes e copas, o abrigo a todos os seres filhos da Mãe Natureza e a alegria dos macacos, que em grupo manifestam essa energia. Na terra, a supervisão e força que os leões utilizam para reinar. Dos mares e rios, o alimento fundamental para o equilíbrio de todos os seres.
Após esta pesquisa, surge a ideia de um totem, com estes animais sobrepostos, plenos de caraterísticas distintas, usando as suas sinergias a cada cenário desenhado e vivido.
O Super-Ecolápis, teve como base a ideia do lápis de grafite, preto e algumas riscas douradas. Na ilustração utilizaram-se lápis grafite 2B e 4B, canetas Pitt artist pen fine liner cor preto e sépia, lápis de cor Black Edition Cartão, Marcadores Pincel da Faber-Castell, sobre suporte papel 120gr formato A3.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Tal como o Totem, também o Super-Ecolápis é entendido como um talismã onde o seu utilizador assumirá uma relação muito próxima e algo misteriosa entre os desenhos criados com este lápis na sua mão, partilhando em cada registo; linha, forma ou cor, a confidência de uma debilidade, medo ou insegurança.
Com ele, o desenhador poderá assumir a habilidade que naquele momento necessita para ultrapassar os seus problemas e ajudar a proteger o meio que o rodeia, a sua mãe, a Mãe Natureza. Assim:
1. Da CORUJA (O ar), o poder da sabedoria e capacidade de observar coisas ainda não observáveis. Perspicaz, coruja, evidenciada pelos olhos que nos guiam e que nos observam antecipando catástrofes.
2. Do LEÂO (A terra) O poder da imponência e a capacidade de ajudar a enfrentar medos e inseguranças em cada reino nosso (afinal de todos)
3. Do MACACO (a energia que transporta das arvores) O poder transformador de maus momentos em diversão e a capacidade de alerta para salvaguardares e protegeres os que te rodeiam do grupo em que te inseres
4. Do Peixe (Os Oceanos, água) Aqui, transporta-te ao mundo original da “barriga da nossa Mãe TERRA, plena em líquidos, mantendo sempre a memoria viva da sua importância. Oferece carisma e envolve-te de amor que necessitas para estar bem contigo e com os outros, transformador de um Ambiente Feliz.