Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Após trabalhar na sala de aula, nas disciplinas de Área de Integração e História e Cultura das Artes, o tema das alterações climáticas e poluição marinha, para tornar esse assunto mais interessante, os professores propuseram um desafio criativo: a criação da personagem "Super-Ecolápis".
Foi dado aos alunos das turmas do 1º e 2º ano do curso de Design este desafio após uma sensibilização do tema da poluição marinha e alterações climáticas, incluindo ainda a visualização de um documentário sobre o tema.
O Super-Ecolápis é um herói que possui superpoderes amigos do ambiente e está ligado aos movimentos artísticos. É um lápis muito especial, com características físicas que o permitem adaptar-se tanto à vida terrestre como à vida marinha, como se fosse um anfíbio.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
As alunas Maria Monteiro e Andreia Carvalho, do 1º ano de Design, dizem:
O homem é um ser social que tem a capacidade de criar laços de amizade com outros seres humanos. No entanto, é importante lembrar que também somos responsáveis pelo cuidado do ambiente em que vivemos. O planeta Terra é o nosso lar e devemos protegê-lo.
No nosso desenho a nossa personagem, o eco-lápis tem um escafandro para explorar o lixo no fundo do mar. Esse equipamento permite ao eco-lápis respirar debaixo de água, e mais facilmente recolher o lixo.
Infelizmente, alguns barcos poluem o oceano ao derramarem petróleo. Esses derrames têm consequências devastadoras para o ambiente marinho. O petróleo forma manchas na superfície da água, contaminando e prejudicando os organismos que nela habitam. Peixes, aves marinhas e outras formas de vida marinha sofrem com a poluição causada pelo petróleo.
Toneladas de resíduos são descartadas nos oceanos todos os anos, representando uma ameaça para a vida marinha. Plásticos, redes de pesca abandonadas, produtos químicos e outros detritos causam danos irreparáveis aos organismos e aos ecossistemas marinhos.