Colégio Militar (Lisboa)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Este projeto visou a criação de um “Super-Ecolápis”. O super-ecolápis proposto apresenta características físicas que lhe permitem adaptar-se à vida terrestre e marinha, tal como um anfíbio. Esta aptidão permite ao super-ecolápis desenvolver a sua ação na Terra e no mar, de modo a assegurar um planeta sustentável.
Relativamente à sustentabilidade também foi estudado o ciclo de vida dos eco-lápis da Faber Castell e a sua importância nas escolhas que diariamente realizamos. Na investigação usamos o IPad, diferentes materiais riscadores e aquosos e também sessões de branstorming. O trabalho final apresentado é resultado de minha investigação, imaginação e concretizado com recurso a técnica mista com vários materiais da Faber Castell.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O animal em que me baseei é uma criatura pequena e histórica, designada Axolote.
Inspirei-me no Axolote, visto que é um anfíbio, tendo, por isso, que enfrentar tanto a poluição existente nas águas como no solo.
Apresento-vos então, o “Super-Ecolápis” Axolote que é bastante colorido sendo as suas principais cores o verde, o vermelho e o azul.
O nosso super-herói apresenta 3 pares de brânquias externas na cabeça com forma de lápis. Estas têm funções bastante importantes para o bem-estar do nosso planeta Terra. Assim, os pares de brânquias roxas em forma de ecolápis (ambiente terrestre) quando acionadas realizam o reflorestamento de áreas degradadas com o plantio de espécies nativas. Os pares de brânquias lilases (ambiente marinho) em forma de ecolápis são responsáveis pela transformação de lixo marinho em animais marinhos, assim como pela purificação da água (círculos pretos das brânquias) quando o “Super- Ecolápis” se encontra em ambiente aquático. Os pares de brânquias magenta em forma de ecolápis (ambiente atmosférico) têm o superpoder de transformar a poluição sonora em espécies plantáveis e inseticidas anti pragas amigas do ambiente.
Os olhos verdes expressivos têm como objetivo atrair a atenção para a natureza uma vez que o verde é a cor da natureza e da esperança.
É possível observar que a personagem proposta tem 4 membros para facilitar a sua deslocação no solo, mas também possui guelras e membranas nos membros superiores para conseguir nadar em lagos. Tem também uma cauda bastante original, pois tem a forma de um lápis amigo do ambiente, como os da Faber-Castell.
O fundo é constituído por tons azuis e verdes, simbolizando os oceanos, lagos, rios, algas que necessitam da nossa ajuda.
Assim, demos a conhecer o nosso colorido “Super-Ecolápis”, que representa/simboliza a esperança de que um dia o nosso planeta Terra seja mais sustentável.
E, para finalizar, é importante referir e sublinhar que o planeta e a vida de todos os seres vivos estão nas nossas mãos, cabendo a todos nós deixar que estes superpoderes saiam do papel e sejam uma realidade futura.