Colégio Militar (Lisboa)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Este concurso foi proposto pelas professoras das Atividades de Complemento Curricular de Momentos d’Artes, o que me cativou pelo facto de estarmos a trabalhar em relação à importância da sustentabilidade do nosso planeta. Para além de explorar o ciclo de vida dos ecolápis, aprofundei os meus conhecimentos sobre os ecossistemas marinhos e terrestres.
Iniciei este trabalho com esboços para o super-ecolápis, com lápis de grafite da Faber Castell, depois de fazer pesquisas no iPad sobre animais aquáticos e terrestres como ponto de partida. Durante a pesquisa, decidi modificar o super-ecolápis original, por ser tão invulgar e curioso, e, então, fui adicionando algumas características de diferentes animais ao meu eco-lápis. O meu super ecolápis foi pintado com os lápis da Faber Castell aguareláveis, usei rosa (para representar a terra). Acrescentei-lhe asas de cegonha e pernas de pato, de forma a ter mais capacidades, adicionei-lhe também características de galinha, que transmitem um conteúdo simbólico, como a proteção e a segurança. Para o fundo, escolhi cores como o verde e o azul que se associam à natureza. O verde representa a esperança e a floresta. Já o azul representa o mar e o ar purificado.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu super eco-lápis tem a habilidade de encontrar e eliminar a poluição presente no ambiente, pois fica desta forma apto a mais desafios e pode, assim, solucionar mais problemas relacionados com o ecossistema. As asas permitem ao Super-Ecolápis voar, e as pernas, que englobam membranas interdigitais, dão-lhe a capacidade de nadar e identificar e erradicar a poluição marítima.