Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O trabalho teve como ponto de partida, a exploração da Brochura e do Cartaz – “ Ciclo de Vida do Eco-lápis”. De seguida, foi feita uma reflexão no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.
Em grande grupo, perante o desafio proposto do Eco-lápis se transformar num Super- Ecolápis com Super-Poderes e com características de um anfíbio, os alunos visualizaram também um vídeo educativo sobre os Anfíbios. Houve à posteriori uma conversação /discussão sobre quais seriam as características e os Super-Poderes do Super -Ecolápis da turma.
Depois, em trabalho de pequenos grupos, desenharam e pintaram com lápis de cera, lápis de cor e canetas de feltro, o Super-Ecolápis. Surgiram 6 trabalhos e este foi o selecionado para representar a turma no desafio.
Durante a realização deste desafio houve por parte dos alunos um grande envolvimento e muito entusiasmo. Os alunos gostaram imenso de o realizar pois tiveram a possibilidade de “ dar asas” à imaginação e criatividade.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Este Super-Ecolápis tem os seguintes Super-Poderes :
Super-Visão – Consegue ver tudo, mesmo no escuro e por isso tem uns óculos e/ou máscara especiais;
Super-Força – Possui músculos e/ ou tentáculos que suportam muito peso e que conseguem chegar a lugares longínquos;
Super-Audição – É capaz de ouvir sons que o ser humano não ouve e tem umas orelhas enormes e/ou antenas que captam todos os sons do planeta ;
Poder de voar e nadar – Possui asas e barbatanas para se deslocar quer pelo ar, quer pelo mar;
Poder de teletransporte e da invisibilidade – Também consegue teletransportar-se e até se necessário ficar invisível.
Com todos estes Super-Poderes, o Super- Ecolápis estará preparado para proteger o ambiente do nosso Planeta.