Escola Básica Nº 2 de Mealhada (Mealhada)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Trabalho realizado pela aluna Miriam Breda Quinteiro da turma 7ºC da EB2 do Agrupamento de Escolas da Mealhada, no âmbito do projeto Eco-Escolas.
Foi lançado o desafio à turma, pelas professoras de Português e de Educação Visual com a apresentação do projeto 2022-2023 “Super Ecolápis”, visualizado o vídeo do ciclo de vida do Ecolápis, assim como de excertos do Workshop sobre ilustração, dinamizado pela Faber Castell.
Depois de apresentados vários exemplos e propostas, alguns alunos inspiraram-se em animais e neste caso os eleitos foram a borboleta, o narval e o pato. Desenharam esboços em folha de formato A4 que, concluídos, foram pintados com lápis de cor.
Assim, foi criado um Ecolápis traçado de borboleta, narval e pato, com as características de cada um, o que lhe permite adaptar-se ao solo, à água e ao ar. com o poder de congelar as pessoas que poluem o ambiente e de ler os pensamentos. A borboleta apesar de ser voadora e ágil, necessita de pousar e caminha de pétala em pétala, de flores para se alimentar do seu néctar. O narval também conhecido como unicórnio do mar, é um mamífero marinho raro que vive nas águas geladas do círculo Polar Ártico e o pato não necessita de apresentações é um animal terrestre que também adora água.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O nosso Super-Ecolápis tem os poderes de ler os pensamentos, conseguindo saber antecipadamente os “crimes” contra a natureza que as pessoas vão cometer. Com o seu corno de narval, congela essas pessoas que vão cometer esses crimes e, entretanto, aconselha-as a respeitarem o ambiente.
Um lápis vou criar
Com poderes de encantar
Para salvar o meio ambiente
Que bem está a precisar