Escola Secundária de Pinhal do Rei (Marinha Grande)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito do desafio que a ABAE | Programa Eco-Escolas e a Faber-Castell lançado : criar um Ecolápis com várias características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha (como se fosse um anfíbio).Foi proposto aos alunos da Escola Secundária Pinhal do Rei a elaboração de trabalhos originais de criação/ilustração da personagem “Super-Ecolápis” que contenha as informações :a personagem deverá basear-se no desenho do EcoLápis mas não é obrigatório que seja reproduzido na íntegra, a não é obrigatoriedade que o corpo da personagem seja um lápis, no entanto, este elemento deverá fazer parte de uma das características físicas do “Super-Ecolápis”.
O ponto de partida foi o um dos eixos do Projeto Educativo da nossa escola, que traduz um compromisso de uma ação, tendo como intenção tornar o mundo melhor e mais sustentável. Através do desenho o aluno viu e interpretou as orientações do concurso expressando a sua forma de sentir. Utilizou materiais e o suporte adequado para a elaboração de um cartaz, folha de papel cavalinho A4, lápis de cor. Foi necessário criar um elemento comum de forma a elaborar um trabalho coerente e com sentido estético, pelas ilustrações, simples e apelativas, criadas pelo aluno alusivo ao tema
- Foi um projeto que nos uniu em torno de um objetivo comum, resultando neste trabalho que enviamos.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O eco lápis , ilustrado no desenho, encontra-se dissimulado num animal, no seu contorno. Atendendo que a rã, tem um corpo com manchas, e têm ainda uma borboleta sobre o dorso , torna-se difícil o acesso visual ao lápis, conferindo um super poder de dissimulação da imagem, tal como se pretende.