Escola Básica Carlos Ribeiro (Seixal)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Recebemos na sala a mergulhadora Sónia Sousa, para uma sessão sobre Literacia dos Oceanos, que nos apresentou o seu projeto de voluntariado ‘Quando +1 = -1’. Este serviu de motivação para falar no Concurso Eco-lápis: identificámos então o problema.
Aproveitando alguns conhecimentos adquiridos na sessão, fomos pesquisar imagens de animais marinhos, mas também terrestres e voadores. Estivemos atentos às texturas, formas e cores. Depois de fazermos vários esboços e estudos de cor, recorrendo a diferentes materiais riscadores (lápis de cor, pastel d’óleo, canetas de feltro, aguarela). Escolhemos o trabalho que mais gostámos e fizemos no suporte final. Cada um, fez a sua memória descritiva, explicando de forma criativa como nasceu o seu Ecolápis, quais os seus superpoderes e respetiva missão. Finalmente, em sala de aula, avaliámos juntos os trabalhos e tentámos perceber quais os que melhor respondiam ao que tinha sido pedido.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu lápis é uma junção de veado, por causa dos seus chifres, asas de cisne brancas como a neve, quatro pernas de polvo azul e manchas de vaca. O meu lápis tem uma coroa, porque consegue andar no céu e atravessar as nuvens, como ir ao mar explorar o oceano. O meu lápis é mágico, pois encanta as florestas com o seu brilho. Todos os dias ajuda alguém e essa é a sua missão: SALVAR O PLANETA!