Escola EB2,3/S de Mação (Mação)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio Super EcoLápis foi dado a conhecer aos alunos do 6.ºA, pela Diretora de Turma e professora da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com a apresentação do cartaz onde surge o ciclo de vida do EcoLápis e a leitura da brochura da Faber-Castell. Através do diálogo, e tendo em conta, que os temas escolhidos para sere tratado em Cidadania e Desenvolvimento foram “Educação Ambiental” e “Desenvolvimento Sustentável” procedeu-se a uma reflexão sobre atitudes para reduzir o desperdício de produtos usados pelos alunos em contexto escolar. Posteriormente foi lançado o desafio de participarem no concurso Super-EcoLápis, desenvolvido pela marca Faber-Castell, tendo sido visionado o vídeo de apresentação do mesmo.
Os alunos desenharam o seu Super-EcoLápis com diversas características físicas que permitem a sua adaptação à vida terrestre e à vida marinha com a inclusão de elementos como asas, tentáculos, patas, cauda, barbatanas e escamas.
Os alunos manifestaram bastante interesse e empenho na realização da atividade e fizeram algumas pesquisas para selecionar os elementos que iriam desenhar no seu Super-EcoLápis.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu Super-EcoLápis tem vários poderes que o tornam um herói que salva vidas! A barbatana serve para nadar e lança um raio que destrói o lixo dos oceanos. Desenhei o símbolo da reciclagem, na mão direita, e uma gotinha de água na esquerda, porque o Super-EcoLápis vai manter, apenas com o seu olhar milagroso, o planeta Terra mais limpo e com água potável para todos os seres que nele habitam.