Escola EB2,3/S de Mação (Mação)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio Super EcoLápis foi dado a conhecer aos alunos do 6.ºA, pela Diretora de Turma e professora da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com a apresentação do cartaz onde surge o ciclo de vida do EcoLápis e a leitura da brochura da Faber-Castell. Através do diálogo, e tendo em conta, que os temas escolhidos para sere tratado em Cidadania e Desenvolvimento foram “Educação Ambiental” e “Desenvolvimento Sustentável” procedeu-se a uma reflexão sobre atitudes para reduzir o desperdício de produtos usados pelos alunos em contexto escolar. Posteriormente foi lançado o desafio de participarem no concurso Super-EcoLápis, desenvolvido pela marca Faber-Castell, tendo sido visionado o vídeo de apresentação do mesmo.
Os alunos desenharam o seu Super-EcoLápis com diversas características físicas que permitem a sua adaptação à vida terrestre e à vida marinha com a inclusão de elementos como asas, tentáculos, patas, cauda, barbatanas e escamas.
Os alunos manifestaram bastante interesse e empenho na realização da atividade e fizeram algumas pesquisas para selecionar os elementos que iriam desenhar no seu Super-EcoLápis.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu Super-EcoLápis vai ajudar o planeta, porque tem super-poderes e um deles é a super velocidade, porque tem umas asas enormes! A minha velocidade vai fazer com que ajude as pessoas a não se magoarem. Tenho escamas que são úteis para auxiliar os seres marinhos que possam estar em perigo nos mares poluídos.
Os meus tentáculos chegam a sítios estreitos onde os braços dos humanos não conseguem e assim é mais fácil entrar em locais mais afunilados. As minhas asas são para sobrevoar os ares e lá do alto ver se há animais em perigo que precisem de auxílio.