Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio “Super-Ecolápis” foi aceite pela docente e desenvolvido com as turmas do 5ºD e 5ºE. Este trabalho foi desenvolvido em articulação com a disciplina de CN, tendo a docente daquela disciplina lecionado o subdomínio: Diversidade nos animais, onde os alunos estudaram características dos animais de acordo com o seu meio ambiente, nomeadamente, forma, revestimento, locomoção e regime alimentar.
Na aula de EV foram apresentados os objetivos do desafio: sensibilização para as questões da sustentabilidade ambiental e atitudes sustentáveis, que cada um, de forma individual, pode promover.
Foram visionados em aula, trailers do vídeo “Oficina de Ilustração | Super-Ecolápis”, de modo a que os alunos conhecessem o método de trabalho e a técnica de criação da personagem. De forma geral as turmas abraçaram a ideia, reagindo com entusiasmo à proposta.
Os alunos usaram a metodologia de projeto, pelo que inicialmente fizeram esboços das suas ideias e definiram os poderes da sua personagem, tendo como base o lápis apresentado. Com a orientação da docente da disciplina, os alunos foram sensibilizados para eventuais alterações de acordo com a função e poderes da personagem, tendo posteriormente melhorado ou selecionado uma das suas propostas. Na fase de realização dos estudos e de execução do projeto final, os alunos recorreram às TIC para pesquisar elementos específicos para o desenvolvimento dos seus trabalhos, enriquecendo a personagem com alguns pormenores realistas, trabalhando texturas e luz/cor.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
5ºE- Miriam Moinhos: "Eu comecei pelo esboço do lápis, depois escolhi um peixe para nadar e apanhar o lixo do mar. As pernas de ave são para correr rápido na terra e tem braços para apanhar o lixo. Pintei de várias cores como o arco-íris."