Escola Básica Integrada de Colares (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Para a realização deste trabalho, as crianças tomaram contacto com o ciclo do Ecolápis, a coordenadora do projeto Eco- Escolas recordou quais as atitudes a ter para haver uma boa sustentabilidade, dialogando com os alunos sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos; Como as crianças já possuíam conhecimento sobre animais, só foi necessário questioná-los sobre esse tema, não sendo necessário pesquisar.
A turma do 4º ano, foi dividida em três grupos, que trabalharam individualmente. Antes de iniciarem foi-lhes apresentado o Ecolápis e o que se pretendia que eles pensassem e realizassem.
O material usado, foi: papel vegetal com partes de vários animais, lápis de carvão, de cor e de cera, canetas de feltro
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O grupo A, antes de iniciar discutiu e após a discussão, colocou a descrição do que iriam fazer:
Nós escolhemos que o super Ecolápis vai ter 3 superpoderes :
!º- Apagar o lixo, o Ecolápis vai a voar, vê os resíduos e com as asas abraça-os e o lixo desaparece.
2º O superpoder de diminuir o aquecimento global, através das ventosas dos tentáculos, que sugam o calor.
3º- O outro superpoder é recuperar árvores e plantas que foram queimadas, nos fogos, por isso o Ecolápis tem no bico de pelicano, água e sementes.