Escola Básica Integrada de Colares (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Para a realização deste trabalho, as crianças tomaram contacto com o ciclo do Ecolápis, a coordenadora do projeto Eco- Escolas recordou quais as atitudes a ter para haver uma boa sustentabilidade, dialogando com os alunos sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos; Como as crianças já possuíam conhecimento sobre animais, só foi necessário questioná-los sobre esse tema, não sendo necessário pesquisar.
A turma do 4º ano, foi dividida em três grupos, que trabalharam individualmente. Antes de iniciarem foi-lhes apresentado o Ecolápis e o que se pretendia que eles pensassem e realizassem.
O material usado, foi: papel vegetal com partes de vários animais, lápis de carvão e de cor, canetas de feltro.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O grupo B, formado por 7 alunos, antes de iniciar discutiu e após a discussão, colocou a descrição do que iriam fazer:
Os superpoderes do Ecolápis são:
- Acabar com os resíduos em terra e no mar. Com uma borracha mágica, colocada nas patas, consegue apagar os resíduos.
- Ajudar os animais, o super Ecolápis, sacode as asas e faz sair um pozinho mágico e transforma a relva seca em verde, ficando assim mais comida para os animais, como as vacas, as cabras, etc.
- Tem uma armadura de escamas com um cinto e neste tem bombas saudáveis, para que na terra e no mar, acabar com os gases deitados pelos carros, camiões, camionetas, aviões e barcos.