Escola Básica Integrada de Colares (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Para a realização deste trabalho, as crianças tomaram contacto com o ciclo do Ecolápis, a coordenadora do projeto Eco- Escolas recordou quais as atitudes a ter para haver uma boa sustentabilidade, dialogando com os alunos sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos; Como as crianças já possuíam conhecimento sobre animais, só foi necessário questioná-los sobre esse tema, não sendo necessário pesquisar.
A turma do 4º ano, foi dividida em três grupos, que trabalharam individualmente. Antes de iniciarem foi-lhes apresentado o Ecolápis e o que se pretendia que eles pensassem e realizassem.
O material usado, foi: papel vegetal com partes de vários animais, lápis de carvão, de cor e de cera,
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O grupo C, formado por 8 alunos, antes de iniciar discutiu e após a discussão, colocou a descrição do que iriam fazer:
Nós, escolhemos que o Ecolápis tem o superpoder de conseguir transformar coisas velhas em novas, com as asas ele vai a voar e quando vê algo velho, abraça e transforma em novo.
Com o bico, o Ecolápis, recolhe a água não potável e transforma-a em água potável, colocando-a num depósito.
O Ecolápis com a cauda bate na água, soltando o lixo na terra e na água e depois o tentáculo suga o lixo