Escola Sec. de Ponte de Lima (Ponte de Lima)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A professora de Educação Visual desafiou os seus alunos do 7.ºB a participarem neste concurso criando o super ecolápis da turma, assente em pressupostos/critérios definidos pelo grupo turma. Assim, foi debatido entre todos quais as características que o ecolápis deveria apresentar. Os alunos realizaram, então, pesquisa imagética de diferentes partes do corpo de animais, e cada um apresentou uma proposta individual da representação do ecolápis acompanhando a sua proposta com vários rascunhos a grafite, em diferentes posições, finalizando, num desenho A4, com a técnica de colorir à sua escolha. Refere-se que toda a turma trabalhou as técnicas de aguarelas, pastel seco e óleo, lápis de cor e marcadores.
Finalmente, numa exposição na sala de aula da turma, selecionou-se o desenho que se considerou melhor representar o super ecolápis da turma.
Realça-se, ainda, que turma se envolveu entusiasticamente neste desafio.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
“Este super ecolápis pretende ter capacidade de lidar com todo o ambiente terrestre e aquático de forma divertida, colorido como o camaleão, com patas de pato e com uma língua elástica de sapo, inteligente e boa capacidade de ouvir com orelhas de elefante, trabalhador com a cauda do castor, com capacidades de defender o planeta com chifres, tentáculos e pinças.
Em suma é um lápis que atua de forma divertida e engraçada, deixando marcas de trabalho e defendendo o planeta”.