Escola Sec. de Ponte de Lima (Ponte de Lima)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A professora de Educação Visual desafiou os seus alunos do 7.ºC a participarem neste concurso criando o super ecolápis da turma, assente em pressupostos/critérios definidos pelo grupo turma. Assim, foi debatido entre todos quais as características que o ecolápis deveria apresentar. Os alunos realizaram, então, pesquisa imagética de diferentes partes do corpo de animais, e cada um apresentou uma proposta individual da representação do ecolápis acompanhando a sua proposta com vários rascunhos a grafite, em diferentes posições, finalizando, num desenho A4, com a técnica de colorir à sua escolha. Refere-se que toda a turma trabalhou as técnicas de aguarelas, pastel seco e óleo, lápis de cor e marcadores.
Finalmente, numa exposição na sala de aula da turma, selecionou-se o desenho que se considerou melhor representar o super ecolápis da turma.
Realça-se, ainda, que turma se envolveu entusiasticamente neste desafio.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Este super ecolápis sensível, delicado e protetor. Com antenas de borboleta e olhos de morcego ele apercebe-se das mais invisíveis movimentações. O bico de pato com “dentes” permite defender-se e a crista de galo mostra o quanto ele gosta de demarcar os limites do planeta. O seu tronco é constituído por escamas de peixe e a cauda de cavalo marinho impulsionando-o a fluir pela vida do planeta, o pescoço de coruja permite-lhe ver em todas as direções, as cores de papagaio e do peixe Koi reforçam a ideia de adaptabilidade e inteligência. As asas de borboleta trazem a delicadeza que precisa para lidar com os vários problemas, assim como as patas de pintainho lhe trazem um ar ‘fofinho’.
Em suma é um lápis elegante e gentil que atua de forma subtil, inteligente e empática na proteção do planeta.