Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Margarida Dias Oliveira-12º ano-turma E-Escola Secundária de Marco de Canaveses
O desafio de criar um «Super-Ecolápis», lançado pela Faber-Castell em parceria com a ABAE, para este ano letivo, foi desenvolvido nas aulas de Desenho A, com a orientação da professora, e começou com a análise do Regulamento do Concurso e das informações sobre a empresa Faber-Castell.
Após fazer pesquisa sobre vários tipos de animais criei um Super-Ecolápis com características humanas e animais.
A anatomia aparenta ser a de um ser humano comum o que lhe permite andar livremente por ambientes terrestres. Contudo, tem o corpo coberto de escamas e barbatanas o que, aliado ao poder de respirar na água, lhe permite maior locomoção debaixo de água. Adicionei umas pequenas asas para complementar os seus poderes.
Associei a personagem ao EcoLápis pintando o corpo com a mesma cor.
O trabalho foi concretizado numa folha de desenho A/3 com lápis de cor aguarelável, guaches e caneta de ponta fina preta.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Um dos super-poderes do Super-Ecolápis é o de filtrar o lixo, lançado pelos seres humanos na água, terra e ar e, com a ajuda do escudo, criar tintas e pigmentos de várias cores, não poluentes, que vai guardando em tubos.
Para criar estes tubos baseei-me no pyrosome, que é constituído por pequenos animais incorporados num tubo gelatinoso e que habitam nos oceanos. O pyrosome tem um brilho verde-azul brilhante mas na minha ilustração passa a ter todas as cores do espetro.
Com todos estes poderes, o Super-Ecolápis limpa, desta forma, os ecossistemas e ainda produz cor.