Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Mariana Teixeira Azevedo- 12º ano- Turma E- Escola Secundária de Marco de Canaveses
O desafio da Faber-Castell consistiu, neste ano letivo, numa ilustração sobre o tema «Super-Ecolápis» e tinha como objetivo a criação de um Ecolápis que se pudesse adaptar à vida terrestre e marinha.
O trabalho foi realizado nas aulas de Desenho A e começou com a análise do Regulamento do Concurso e da empresa que o promove, passando-se a seguir à pesquisa sobre o assunto e, por fim, ao desenho de várias ideias.
Criei o meu Super-Ecolápis com um corpo maioritariamente humano, mas as mãos e pés assemelham-se às de um anfíbio o que lhe permite adequar-se à vida terrestre e marinha.
Para associar o Super-ecolápis ao Ecolápis desenhei-o com uma camisola que lembra o corpo deste personagem.
Na ilustração representei o Super-ecolápis num ambiente aquático e rodeado de nenúfares porque são plantas belas e que têm diversas funções biológicas úteis para a água onde existem.
Neste trabalho utilizei uma folha de aguarela A/3 e diferentes meios atuantes, embora o principal e mais visível seja a aguarela, também usei grafite e caneta de ponta fina preta.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Os principais superpoderes são-lhe dados pela cauda longa com um lápis na ponta que serve para limpar o meio ambiente, preservar os seres vivos e avivar as cores do mundo, livre de poluição e sem aquecimento global.