Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O professor de Oficina de Artes, António Moreno, convidou os seus alunos das turmas do sexto ano (A, B e C) a participarem no desafio Super-Ecolápis.
Inicialmente, explorou a brochura do Ecolápis e apresentou o desafio deste ano letivo, realçando vários aspetos, nomeadamente a necessidade do Ecolápis ter características que lhe permitam viver em ambiente aquático e em ambiente terrestre, à semelhança dos anfíbios.
Numa fase seguinte, os alunos materializaram o Super-Ecolápis do seu imaginário numa folha de papel de cavalinho A4. Começaram por fazer a sua representação gráfica, com lápis de grafite, tendo o cuidado de representar as partes do corpo que lhe permitiriam ter super-poderes. De seguida, passaram à aplicação da cor, utilizando vários materiais na ilustração: aguarelas, lápis de cor aguareláveis, lápis de cor, marcadores e canetas de gel.
Após o término dos trabalhos, foram escolhidos, pelos alunos que aceitaram o desafio, dois para participarem no concurso, dendo um deles o trabalho da aluna Sara Moura, turma 6.ºC.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
De acordo com a Sara, o seu Super-Ecolápis tem os poderes de voar, graças às suas asas, e de nadar graças aos seus tentáculos, os quais também têm a capacidade apanhar os plásticos debaixo de água e fazer a sua biodegradação.