Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis

Escola EB 2,3 de Pardilhó (Estarreja)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Desafio proposto a todas as turmas do 7º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual, trabalhando o conteúdo "Criação Artística - Ilustração". Todos os trabalhos foram avaliados, tendo em conta o processo de trabalho e resultado final, tendo em conta os critérios de avaliação da disciplina e cumprimento do regulamento do desafio.
Foi lida e analisada toda a informação cedida na plataforma Eco Escolas - ABAE, "Super Eco Lápis - Desafio Faber Castell".
Inscrição e participação dos alunos no Webinar de apresentação do Desafio. Posteriormente, todas as turmas assistiram através do canal youtube.
Iniciada a proposta de trabalho, todos os alunos iniciaram pesquisas no seu smartphone, ou em tablets da escola, sobre, seres vivos que habitam espaços terrestres, aquáticos e aéreos e suas características, direcionando
a construção de um Super- Ecolápis caracterizado como "Ativista Ambiental para a Sustentabilidade".
Cada aluno elaborou registos gráficos sobre a informação obtida, com o objetivo de decidir as características a ilustrar no seu Personagem.
Numa 2ª fase, os alunos desenvolveram no seu caderno gráfico, vários estudos procurando a melhor solução para um personagem "Super-Ecolápis" original, que levasse a um resultado final de qualidade, discutindo as ideias com a professora.
Depois de selecionado o esboço em caderno gráfico, foram elaborados estudos de cor, utilizando a técnica lápis de cor e tendo em conta os conhecimentos adquiridos a nível da gradação tonal da cor; valores claro-escuro, entre outros, bem como, a cor e as suas relações e simbolismo da cor.
Depois de todas as decisões tomadas, foi desenvolvido o trabalho final, em folha de papel cavalinho A3, e desenvolvida por cada aluno a memória descritiva do seu trabalho.
Todos os trabalhos foram fotografados e visualizados por todos os alunos do 7º ano, permitindo uma reflexão conjunta e um pequeno debate sobre cada um dos personagens "Super-Ecolápis"

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
"O meu personagem Super - Ecolápis é Ativista e explorador ambiental, tem a seu cargo, manter o equilíbrio no ecossistema terrestre e aquático.
Adaptações no seu corpo que lhe permite obter super poderes:
- As Mãos e pés com barbatanas, permitem-lhe andar a pé e nadar na água a diferentes velocidades.
- A cintura do seu corpo roda, podendo mudar de direção com maior rapidez, e observar outros pontos enquanto se desloca.
- No chapéu, formato de bico de lápis, permite-lhe respirar em terra e em água, servindo também como captador de sinais de perigo.
- Os olhos possuem uma viseira e estão preparados para identificar as coordenadas em qualquer lugar no mundo que necessite da sua ajuda.
- A sua "Mochila" é em forma de coração, por amor ao planeta terra, possui um reservatório mágico de água e árvores e será usado sempre que o planeta estiver em risco de desertificação.
- O cachecol que prende a "mochila" ao corpo, transforma-se em asas , caso precise de voar.
- O Bico de Pássaro serve para poder comunicar com os seus amigos ativistas, produzindo sons que só eles ouvem. Através do bico, também se alimenta, ingerindo Co2, que transforma em ar puro.
O meu Personagem Super - Ecolápis, cuidará do nosso querido planeta, permitindo uma vida melhor no futuro!"