Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis

Escola EB 2,3 de Pardilhó (Estarreja)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Desafio proposto a todas as turmas do 7º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual, trabalhando o conteúdo "Criação Artística - Ilustração". Todos os trabalhos foram avaliados, tendo em conta o processo de trabalho e resultado final, tendo em conta os critérios de avaliação da disciplina e cumprimento do regulamento do desafio.
Foi lida e analisada toda a informação cedida na plataforma Eco Escolas - ABAE, "Super Eco Lápis - Desafio Faber Castell".
Inscrição e participação dos alunos no Webinar de apresentação do Desafio. Posteriormente, todas as turmas assistiram através do canal youtube.
Iniciada a proposta de trabalho, todos os alunos iniciaram pesquisas no seu smartphone, ou em tablets da escola, sobre, seres vivos que habitam espaços terrestres, aquáticos e aéreos e suas características, direcionando
a construção de um Super- Ecolápis caracterizado como "Ativista Ambiental para a Sustentabilidade".
Cada aluno elaborou registos gráficos sobre a informação obtida, com o objetivo de decidir as características a ilustrar no seu Personagem.
Numa 2ª fase, os alunos desenvolveram no seu caderno gráfico, vários estudos procurando a melhor solução para um personagem "Super-Ecolápis" original, que levasse a um resultado final de qualidade, discutindo as ideias com a professora.
Depois de selecionado o esboço em caderno gráfico, foram elaborados estudos de cor, utilizando a técnica lápis de cor e tendo em conta os conhecimentos adquiridos a nível da gradação tonal da cor; valores claro-escuro, entre outros, bem como, a cor e as suas relações e simbolismo da cor.
Depois de todas as decisões tomadas, foi desenvolvido o trabalho final, em folha de papel cavalinho A3, e desenvolvida por cada aluno a memória descritiva do seu trabalho.
Todos os trabalhos foram fotografados e visualizados por todos os alunos do 7º ano, permitindo uma reflexão conjunta e um pequeno debate sobre cada um dos personagens "Super-Ecolápis"

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
"O meu Super- Ecolápis"
Trabalho de: Margarida 7ºC
" Este Super- Herói tem a função de proteger a biodiversidade.
Para isso as suas adaptações são:
- Super Asas que o ajudam a voar alto e a altas velocidades.
- Grandes Olhos, que identificam a quilómetros de distância espécies em perigo.
- Patas de Caranguejo, que o fazem andar em terra e principalmente, de baixo de águia a alta velocidade.
- Colete de Escamas, que não só o deixa invisível em caso de perigo severo, como o protege de qualquer ameaça.
- Para respirar em terra, usa o seu grande bico, que possui orifícios, e para respirar de baixo de água, usa as guelras do seu colete.
Está sempre pronto a atuar, pois a sua cabeça em forma de bico de lápis, identifica de forma eficaz situações em perigo.