Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A seleção dos animais escolhidos realizou-se pelo aluno interveniente. Após recolha, seleção e análise de informação recolhida a preferência incidiu sobre a borboleta-pavão (Aglais io), o polvo e o lince ibérico. Todas estas espécies foram motivo de curiosidade e necessidade de aprofundar o conhecimento sobre as mesmas.
Intervenientes: alunos da turma do 6.º ano de escolaridade, turma D
Coordenação deste Projeto: Docente de Educação Visual do 6.º ano, em colaboração com a professora de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e docentes do Programa Eco-Escolas.
Metodologia/Envolvimento dos alunos: Após a pesquisa, articulação de conhecimentos sobre os animais escolhidos e reflexão sobre os critérios a ser cumpridos, indicados pelo Programa Eco-Escolas, deu-se início ao trabalho prático.
Descrição geral: Desenho criativo tendo por base um lápis ao qual foram sendo acrescentadas características dos animais selecionados, usando a técnica do lápis de cor.
Os intervenientes, para além de terem aumentado o seu conhecimento sobre a natureza, num ambiente divertido, também tiveram a oportunidade de se envolver com a arte de uma forma única. A atividade proporcionou uma experiência enriquecedora, que estimulou a criatividade e o interesse pelo meio ambiente, e reforçou a importância de atividades que complementam o processo de ensino e aprendizagem.
Técnicas: desenho, pintura com lápis de cor.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Os superpoderes desta personagem visaram a recolha de lixo no mar usando os tentáculos, para socorro de animais em perigo foi dotado de orelhas e asas para mais rapidamente prestar auxílio.