Escola EB1/JI de Galamares (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Para a realização deste trabalho, as crianças tomaram contacto com o ciclo do Ecolápis, a coordenadora do projeto Eco- Escolas recordou quais as atitudes a ter para haver uma boa sustentabilidade, dialogando com os alunos sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos; relembrando que esta turma reutilizou para este ano letivo, os dossiês do ano passado. Como as crianças já possuíam conhecimento sobre animais, só foi necessário questioná-los sobre esse tema, não sendo necessário pesquisar.
O materiais utilizados foram: lápis de carvão , lápis de cera , lápis de cor e canetas de feltro. Utilizando também papel vegetal.
A turma de 3º e 4º ano, foi dividida em três grupos, que trabalharam individualmente numa sala à parte, com a coordenadora. Antes de serem separados, foi-lhes apresentado o Ecolápis e o que se pretendia que eles pensassem e realizassem.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O nosso grupo pensou que o Ecolápis tinha o super poder de limpar o lixo d que sugam o lixo e depois o mar com os seus tentáculos, através das ventosas e depois os tentáculos fazem logo a separação dos resíduos.
O outro super poder é acabar com os resíduos tóxicos e por isso no Ecolápis colocaremos asas. Estas transformam os resíduos tóxicos em árvores.
O último super poder é o de transformar os veículos com combustíveis fósseis, em elétricos. Para isso o Ecolápis irá ter uma garra para agarrar os carros e a outra pata coloca-a debaixo dos veículos e torna-os em elétricos.
Este trabalho foi efetuado pelo grupo A: Guilherme, Francisco Duarte, Francisco, Salvador , Rodrigo e Gonçalo