Escola EB1/JI de Galamares (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Para a realização deste trabalho, as crianças tomaram contacto com o ciclo do Ecolápis, a coordenadora do projeto Eco- Escolas recordou quais as atitudes a ter para haver uma boa sustentabilidade, dialogando com os alunos sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos; relembrando que esta turma reutilizou para este ano letivo, os dossiês do ano passado. Como as crianças já possuíam conhecimento sobre animais, só foi necessário questioná-los sobre esse tema, não sendo necessário pesquisar.
Os materiais utilizados foram: lápis de carvão, lápis de cor e de cera, canetas de feltro e aguarelas.
A turma de 3º e 4º ano, foi dividida em três grupos, que trabalharam individualmente numa sala à parte, com a coordenadora. Antes de serem separados, foi-lhes apresentado o Ecolápis e o que se pretendia que eles pensassem e realizassem.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O grupo B do 4º ano de Galamares criou um Ecolápis que tem poderes. Estes são: transformar os vários tipos de resíduos em flores. Com a pata faz desaparecer o plástico dos oceanos, chapinhando com a cauda e esmagando-os com os tentáculos. Os resíduos são transformados por ele em plâncton.
O Ecolápis suga a poluição do ar , através do seu bico de cegonha com uma bolsa idêntica à do pelicano, para depois produzir mais oxigénio. Transformar a água do mar que existe em demasia, em água potável, através das suas escamas e também consegue multiplicar-se e assim teletransportar-se para apagar os incêndios, no momento certo em todo o mundo.
Este trabalho foi efetuado por: Manuela, Francisco Pedro, Arten, Barbara, Mariana, Julia Lopes, Francisco Alves, Petra, António e Lourenço, são o o grupo B do 4º ano.