Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis

Escola EBI/JI Frei António das Chagas (Vidigueira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O processo de participação no concurso ECOLÁPIS passou por diversas fases de motivação e sensibilização junto dos alunos, visando a participação dos mesmos no referido concurso.
A abordagem inicial passou pela divulgação dos espaços verdes e ambientes marinhos, salientando a importância de os conhecer e preservar.
De seguida foram apresentados os ciclos do ECOLÁPIS e da madeira e ainda as propriedades físicas e mecânicas da madeira.
Foi sugerida a criação de um ECOLÁPIS com várias características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha (como se fosse um anfíbio).
Foram fornecidas algumas orientações para a criação da personagem e abordadas temáticas em torno da representação, esboço, posição relativa dos objetos, posição absoluta dos objetos (vertical, horizontal, oblíqua), perspetiva, escala, movimento/perspetiva e movimento/ação.
Foi também apresentado um conjunto de imagens para que os alunos se pudessem inspirar e adoptar/adaptar algumas ideias.
Foi realçada a importância da realização de esboços até ao trabalho final.
Foram realizadas representações de estudos de texturas tendo em vista as características físicas da personagem.
A utilização do lápis grafite, técnicas de pinturas com lápis de cor, técnicas de pintura, texturas visuais por construção, o valor nas texturas visuais, exemplos de texturas visuais, estudos de textura e cor, foram também aspetos abordados ao longo de todo o processo.
Para finalizar, foram dadas algumas orientações para a preparação da folha/suporte para apresentação do trabalho final.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Características da personagem:
Cabeça de lápis, tentáculos de polvo, asas de mosquito e, na barriga, pernas e pés de lagarta. A cor é inspirada no polvo.
Super poderes:
Respira dentro e fora de água, graças aos tentáculos de polvo consegue agarrar-se a todas as superfícies, conseguindo também andar agarrado ao teto, de cabeça para baixo. Por ser muito flexível e viscoso, como o polvo, consegue passar por pequenas frestas/rachadelas.