Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Os alunos de 5º ano na disciplina de Educação Visual foram incentivados a realizar o desafio que a ABAE | Programa Eco-Escolas e a Faber-Castell lançaram: criar uma ilustração da personagem “Super-Ecolápis” com várias características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha (como se fosse um anfíbio), com o objetivo de intervir na melhoria do ambiente, para isso é necessário que o Ecolápis ganhe superpoderes para preservar e defender o ambiente.Como motivação para o início da atividade foi apresentado o vídeo de apresentação do desafio e analisada a documentação disponibilizada: ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis);
Seguiu-se uma reflexão/ debate sobre as atitudes sustentáveis para com o ambiente e a investigação individual sobre as diferentes características dos animais terrestres e marinhos. Numa primeira fase, os alunos realizaram os esboços antes do trabalho final, onde utilizaram a imaginação e a criatividade. O trabalho foi realizado em folha A4 de desenho e aplicaram como material de pintura, lápis de cor e canetas de feltro.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O Ecolápis tem o super - poder de transformar o ar poluído em ar não poluído através dos tentáculos, transformando também o plástico em papelão quando se encontra nas profundezas do oceano. Com a sua supervelocidade consegue voar e faz crescer árvores com um pequeno toque.