Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola Básica e Secundária Gama Barros (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória descritiva
As turmas do 5º ano (5º4ª e 5º6ª) do Agrupamento de Escolas D.Maria II, no Cacém, da Escola Básica e Secundária Gama Barros foram selecionadas para participar no concurso “Super-Ecolápis”, Desafio Faber-Castell 2022-23, organizado pela ABAE | Programa Eco-Escolas.
A professora da disciplina de Educação Visual propôs aos alunos a criação de um Ecolápis com várias características físicas que lhe permitiriam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha (como se fosse um anfíbio). Os alunos, depois de terem assistido ao vídeo do ciclo da vida do Eco-lápis e ao vídeo de apresentação e de serem informados sobre o regulamento do concurso, refletiram sobre o tema e efetuaram uma pesquisa sobre os animais a utilizar.
De seguida, realizaram esboços do “Ecolápis” com combinações forçadas, misturando diferentes partes de vários animais. Surgiram, então, diversos “Super-Ecolápis” com características muito especiais e muito originais.
Os trabalhos finais foram realizados com a utilização de lápis de cor, canetas de feltro e aguarelas. A professora Ana Teresa Caixinha orientou o projeto, ajudando os alunos a ultrapassar as diversas etapas e dificuldades de acordo com as características do concurso.
Como conclusão, este projeto foi muito positivo, pois permitiu refletir sobre atitudes a tomar no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, a aplicação de técnicas e materiais de desenho e pintura, o sentido estético, a criatividade e a preocupação pela preservação do meio-ambiente.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Adaptações do “Ecolápis” representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Trabalho_1
O meu “Super-Ecolápis” tem os seguintes poderes: asas de borboleta para poder voar para onde quiser, tentáculos de polvo para se mover na água, boca de tubarão para comer e triturar todo o lixo que encontrar no oceano. Tem também orelhas de gato para ouvir bem todos os sons.
Nome da aluna: Sofia Grosu (5º6ª)