Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola Básica e Secundária Gama Barros (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória descritiva
As turmas do 5º ano (5º4ª e 5º6ª) do Agrupamento de Escolas D.Maria II, no Cacém, da Escola Básica e Secundária Gama Barros foram selecionadas para participar no concurso “Super-Ecolápis”, Desafio Faber-Castell 2022-23, organizado pela ABAE | Programa Eco-Escolas.
A professora da disciplina de Educação Visual propôs aos alunos a criação de um Ecolápis com várias características físicas que lhe permitiriam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha (como se fosse um anfíbio). Os alunos, depois de terem assistido ao vídeo do ciclo da vida do Eco-lápis e ao vídeo de apresentação e de serem informados sobre o regulamento do concurso, refletiram sobre o tema e efetuaram uma pesquisa sobre os animais a utilizar.
De seguida, realizaram esboços do “Ecolápis” com combinações forçadas, misturando diferentes partes de vários animais. Surgiram, então, diversos “Super-Ecolápis” com características muito especiais e muito originais.
Os trabalhos finais foram realizados com a utilização de lápis de cor, canetas de feltro e aguarelas. A professora Ana Teresa Caixinha orientou o projeto, ajudando os alunos a ultrapassar as diversas etapas e dificuldades de acordo com as características do concurso.
Como conclusão, este projeto foi muito positivo, pois permitiu refletir sobre atitudes a tomar no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, a aplicação de técnicas e materiais de desenho e pintura, o sentido estético, a criatividade e a preocupação pela preservação do meio-ambiente.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Adaptações do “Ecolápis” representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Trabalho_2
O meu “Super-Ecolápis” tem os seguintes poderes: orelhas de coelho para ouvir melhor e saltar, bico de tocano para para esmagar os insetos e voar, cauda de raposa para correr rápido, pata de caranguejo para beliscar, carapaça de tartaruga para se esconder, barriga de urso para empurrar para longe, nariz de porco para encontrar coisas, patas de avestruz para correr rápido e pata de pato para nadar.
Nome da aluna: Carolina Marques (5º4ª)