Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Oeiras)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A turma do 6ºB da EB Professor Noronha Feio foi desafiada a participar no Projeto "Super Ecolápis", na disciplina de Educação Visual.
Iniciaram o Projeto com a visualização dos trabalhos apresentados nos dois Concursos anteriores e foi apresentado o material distribuído no Workshop promovido no âmbito deste tema, durante o Seminário Nacional.
Seguidamente fizeram procura, em casa e em sala de aula, de características de animais diversos para fazerem uma seleção daquelas que pretendiam para adicionarem à personagem. Os alunos escolheram os riscadores que pretendiam usar para colorir o Super-Ecolápis tal como a orientação da folha de trabalho foi deixada ao seu critério.
Numa das aulas assistiram à Oficina de Ilustração | Super-Ecolápis durante o desenvolvimento criativo dos Super-Ecolápis.
Finalmente e após término dos Projetos individuais realizaram uma memória descritiva onde faziam uma breve descrição dos “super-poderes” do Ecolápis.
Os trabalhos foram expostos no átrio da escola e posteriormente publicados nas página do Facebook "EcoGeração Noronha" e "Cantinho dos Artistas 2".
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu Ecolápis tem vários poderes, ele tem uns tentáculos de polvo gigantes e umas asas de borboleta muito giras. Os poderes do meu Ecolápis têm várias funções como, usar os seus tentáculos para chegar mais longe a alguns sítios e as asas para conseguir voar e para fugir de outros objetos voadores.
O Eco lápis tem de ter a certeza se os seus poderes o ajudam de verdade. Ele foge de perigos como o, fogo animais, trovões e de outras coisas mais perigosas. Ele tenta ser discreto no máximo para não se meterem com ele, mas a sempre alguém que o vê
Normalmente os desconhecidos não podem falar muito com o Eco lápis, ele acaba por se sentir um pouco nervoso, porque fica sem nada para dizer e ele não quer ser antipático com outros animais ou pessoas
Quando ele cai tenta fingir que nada aconteceu para não se sentir fraco e para as pessoas não gozarem
O meu Ecolápis é diferente não gosta de comunicar pela voz, mas sim pela sua escrita, ele costuma ter sempre um papel para escrever, que as suas asas conseguem transportar, assim não precisa de cansar a sua voz mesmo que o lápis fique sem bico, é só afiar e voltar a escrever.
Ele gosta muito de desenhar e de pintar, com a sua imaginação consegue inventar coisas que podem não existir como por exemplo, um cão com asas e sapatos, um coelho a comer uvas e um pedaço de madeira a falar.
Ele costuma andar no ar e às vezes na água ouve uma altura que causaram confusão numa das nuvens e ele nunca mais quis voltar para lá só passado 1 a 2 anos um amigo veio lhe dizer que estava tudo bem e que, não ia acontecer nada de mal.
E é assim que o meu EcoLápis conseguiu usar os seus poderes, E esta foi a história.