Escola EB 2,3 /S Dr. Isidoro de Sousa (Viana do Alentejo)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Começou por ser apresentado o projeto “Super-ecolápis/desafio Faber-castell” à turma.
Foi feita a descrição e o enquadramento e quais os objetivos do projeto. Imediatamente, os alunos mostraram entusiasmo em participar. A educação ambiental para a sustentabilidade é um tema fundamental para consciencializar os alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Com os alunos motivados, partimos para as atividades a desenvolver que ajudaram a desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre este tema.
Em sala de aula, visionamos filmes sobre a flora, a fauna, os ecossistemas e a importância da conservação destes recursos.
Foi apresentada a brochura do Ecolápis e o cartaz com o ciclo do ecolápis.
Também foi trabalhada a importância da reciclagem para a preservação dos recursos naturais.
Foram feitos projetos de pesquisa e dividida a turma em grupos. A cada grupo foi atribuído um tema relacionado com a sustentabilidade, como energias renováveis, proteção dos animais, conservação da água, etc. Foram feitas apresentações que foram compartilhadas com a turma.
Finalmente e depois de termos recolhido o máximo de informação, sentimos que estava na altura de “dar asas” à imaginação e desenvolver as habilidades artísticas e colocar a criatividade ao serviço do ambiente. A técnica utilizada foi a técnica do lápis de cor.
O ecolápis tem o nome de “TARTA-LÁPIS”
Foi desenvolvido pela aluna Ema Falcato Soares, da turma do 6ºA, da escola Dr. Isidoro de Sousa de Viana do Alentejo.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O “TARTA-LÁPIS” tem super poderes de purificar o ambiente: Ao tocar numa fonte de poluição, o Tarta-lápis é capaz de absorvê-la e purificá-la instantaneamente. Ele pode remover toxinas do ar, água ou solo, ajudando a restaurar ecossistemas danificados. Também tem o poder de se comunicar com a natureza. Ele consegue comunicar-se com plantas, animais e outros seres vivos, permitindo que ele entenda as suas necessidades e ajude a proteger o meio ambiente. Ele pode receber informações sobre eventos ambientais iminentes e mobilizar ações para evitar desastres.