Escola EB 2,3 /S Dr. Isidoro de Sousa (Viana do Alentejo)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Começou por ser apresentado o projeto “Super-ecolápis/desafio Faber-castell” à turma.
Foi feita a descrição e o enquadramento e quais os objetivos do projeto.
Imediatamente, os alunos mostraram entusiasmo em participar. A educação ambiental para a sustentabilidade é um tema fundamental para consciencializar os alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Com os alunos motivados, partimos para as atividades a desenvolver que ajudaram a desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre este tema.
Em sala de aula, visionamos filmes sobre a flora, a fauna, os ecossistemas e a importância da conservação destes recursos.
Foi apresentada a brochura do Ecolápis e o cartaz com o ciclo do ecolápis.
Também foi trabalhada a importância da reciclagem para a preservação dos recursos naturais.
Foram feitos projetos de pesquisa e dividida a turma em grupos. A cada grupo foi atribuído um tema relacionado com a sustentabilidade, como energias renováveis, proteção dos animais, conservação da água, etc. Foram feitas apresentações que foram compartilhadas com a turma.
Finalmente e depois de termos recolhido o máximo de informação, sentimos que estava na altura de “dar asas” à imaginação e desenvolver as habilidades artísticas e colocar a criatividade ao serviço do ambiente. A técnica utilizada foi a técnica do lápis de cor.
O ecolápis tem o nome de “VERDINHO”
Foi desenvolvido pela aluna Lara Isabel Pão Mole Dores, da turma do 6ºA, da escola Dr. Isidoro de Sousa de Viana do Alentejo.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O “VERDINHO” tem super poderes de controlar e manipular a água. Ele pode criar e moldar correntes de água para limpar poluição, extinguir incêndios e também consegue gerar energia hidroelétrica. Também se consegue transformar em diferentes animais anfíbios para se camuflar ou explorar ambientes aquáticos. Pode adoptar a forma de uma rã para saltar longas distâncias ou de um peixe para nadar rapidamente.