Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito do concurso “Super Ecolápis” promovido pelo programa das Eco-Escolas, os alunos de cinco turmas do 6ºano foram desafiados, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, a criar um Super Ecolápis que tivesse um superpoder transformador do ecossistema. Partindo deste pressuposto, foram definidas várias estratégias de articulação interdisciplinar na pesquisa, conhecimento e realização dos trabalhos. Os alunos, na disciplina de Ciências Naturais, estudaram os diferentes habitats e sua biodiversidade, bem como, relembraram as características de adaptabilidade do revestimento das espécies animal, abordados no 5º ano. Na disciplina de Português cada aluno redigiu um texto onde consta a descrição do seu Super Ecolápis e o respetivo superpoder. Em Educação Visual e Educação Tecnológica, foram elaboradas as ilustrações em formato A3, com recurso a vários técnicas, riscadores e materiais. Foram utlizados lápis de cor e de cera, marcadores, guaches, aguarelas e colagens com diferentes tipos de papéis. No final do projeto foi constituído um júri composto por professores de várias áreas disciplinares com o objetivo de selecionar os trabalhos que melhor respondesse ao desafio proposto.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu Ecolápis tem uma estrutura humana e uns longos braços de lápis. Tem asas azuis e brancas nas costas. A pele dele é verde com escamas, o que lhe permite viver vários ambientes naturais.
O Superpoder do meu Ecolápis é apagar incêndios com o vento que as suas asas criam.
Aluna: Filipa Teixeira; 6.ºI