Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito do concurso “Super Ecolápis” promovido pelo programa das Eco-Escolas, os alunos de cinco turmas do 6ºano foram desafiados, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, a criar um Super Ecolápis que tivesse um superpoder transformador do ecossistema. Partindo deste pressuposto, foram definidas várias estratégias de articulação interdisciplinar na pesquisa, conhecimento e realização dos trabalhos. Os alunos, na disciplina de Ciências Naturais, estudaram os diferentes habitats e sua biodiversidade, bem como, relembraram as características de adaptabilidade do revestimento das espécies animal, abordados no 5º ano. Na disciplina de Português cada aluno redigiu um texto onde consta a descrição do seu Super Ecolápis e o respetivo superpoder. Em Educação Visual e Educação Tecnológica, foram elaboradas as ilustrações em formato A3, com recurso a vários técnicas, riscadores e materiais. Foram utlizados lápis de cor e de cera, marcadores, guaches, aguarelas e colagens com diferentes tipos de papéis. No final do projeto foi constituído um júri composto por professores de várias áreas disciplinares com o objetivo de selecionar os trabalhos que melhor respondesse ao desafio proposto.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Olá! Eu sou o Deco.
Quando nasci, ganhei um superpoder incrível, o qual me dá um grande poder na natureza ... Eu curo os animais de todos os habitats com as minhas mãos robóticas. Fui criado no fundo do mar por seres nunca imaginados e quando cresci, escolhi ser um “Eco-curandeiro”.
Aluna: Leonor Pinto; 6.ºJ