Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola EB1/JI de Mucifal (Sintra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Para a realização deste trabalho, as crianças tomaram contacto com o ciclo do Ecolápis, a coordenadora do projeto Eco- Escolas recordou quais as atitudes a ter para haver uma boa sustentabilidade, dialogando com os alunos sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos; relembrando que esta turma reutilizou para este ano letivo, o material escolar do ano passado. Como as crianças já possuíam conhecimento sobre animais, só foi necessário questioná-los sobre esse tema, não sendo necessário pesquisar.
A turma do 4º ano, foi dividida em três grupos, que trabalharam individualmente numa sala à parte, com a coordenadora. Antes de serem separados, foi-lhes apresentado o Ecolápis e o que se pretendia que eles pensassem e realizassem.
Os materiais utilizados foram: lápis de carvão, de cera, de cor, aguarelas e canetas de feltro, os olhos são aproveitamento de embalagem de comprimido.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O grupo A, constituído por 8 alunos, antes de iniciar discutiu e após a discussão, colocou a descrição do que iriam fazer:
O super Ecolápis com as asas, vai acabar com a poluição sonora, , com as asas, movimentando-se mais depressa, recolhe o ruído e leva-o para o espaço, transformando-o numa estrela .
O superpoder de restaurar árvores/plantas, com os tentáculos arranca o que está morto e logo de seguida com o bico, coloca uma semente na terra e fá-la crescer rapidamente.
Com as patas o super Ecolápis, agarra a poluição atmosférica que existe e transforma-a em água potável.