Escola EB1/JI de Mucifal (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Para a realização deste trabalho, as crianças tomaram contacto com o ciclo do Ecolápis, a coordenadora do projeto Eco- Escolas recordou quais as atitudes a ter para haver uma boa sustentabilidade, dialogando com os alunos sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos; relembrando que esta turma reutilizou para este ano letivo, o material escolar do ano passado. Como as crianças já possuíam conhecimento sobre animais, só foi necessário questioná-los sobre esse tema, não sendo necessário pesquisar.
A turma do 4º ano, foi dividida em três grupos, que trabalharam individualmente numa sala à parte, com a coordenadora. Antes de serem separados, foi-lhes apresentado o Ecolápis e o que se pretendia que eles pensassem e realizassem.
Os materiais utilizados foram: lápis de carvão, de cera, de cor, e canetas de feltro, os olhos são aproveitamento de embalagem de comprimido.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O grupo C, constituído por 8 alunos, antes de iniciar discutiu e após a discussão, colocou a descrição do que iriam fazer:
- O super Ecolápis com as asas voa, deslocando-se mais rápido, assim quando vê a natureza morta, com o bico lança pozinhos dourados e cria uma nova natureza.
- Com as barbatanas, o super Ecolápis pode nadar e com os tentáculos suga o lixo que existe no mar e fá-lo desaparecer.
- Nas escamas, por baixo destas está sempre comida para alimentar os animais.