Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Autor/a: Jocel Lopes de Pina – 5.º A
Professora de Educação Visual: Laura Correia Belo
Escola/ Agrupamento: Escola Básica e Secundária de Santo António / Agrupamento de Escolas de Santo António (Barreiro)
Memória Descritiva:
Em grupo turma, foram revistos vários aspetos sobre os seres vivos já abordados em Ciências Naturais - revestimento, alimentação, habitat, etc., - evidenciando os elementos visuais da forma nas representações observadas em vários livros científicos e vídeos disponibilizados nas redes sociais de organizações ambientais. Para estimulação da criatividade foram também manipulados os livros “The great book of the imaginary animal kingdom”, de Beto Valencia Cevallos, e “Animalário Universal do Professor Revillod”, de Miguel Murugarren & Javier Sáez Castán. Foi aplicada a metodologia de projeto no processo de criação, com esboços e esquemas para justificar as várias caraterísticas físicas. No trabalho final, recorreu-se à técnica de pintura a marcador e contorno a caneta preta, em suporte A4. A apresentação do projeto e a sua defesa pela autora levou à sua seleção.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Este trabalho é da autoria do aluno Jocel Pina, da turma 5.º A. Este Super-Ecolápis gosta de pregar partidas aos seres vivos que o rodeiam, escondendo-se entre a flora aquática ou terrestre e alterando as cores do seu corpo, camuflando-se também de acordo com as texturas que o rodeiam. Esta é uma boa forma de se proteger dos predadores. As suas orelhas complementam a camuflagem para além de lhe permitir refrigerar mais facilmente a temperatura do seu corpo em dias de muito, muito calor (parentes que vivem perto dos desertos). Todo o seu corpo é esguio como uma enguia e dotado de duas pequenas barbatanas que servem de leme e tentáculos que controlam a velocidade de movimento, a aderência a superfícies e o transporte de alimentos. Os dentes afiados permitem-lhe abocar os muito detritos que encontra e transportá-los para as áreas de recolha. Na ponta da cauda, tem um lápis que utiliza para deixar mensagens de motivação aos amigos, desenhar pistas falsas que levam os predadores para longe do seu habitat e… não resiste a alterar as placas de identificação das localidades.