Escola EB1/JI Eduardo Luna de Carvalho (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória Descritiva:
O desafio “Super-Ecolápis” resulta de uma parceria ABAE/Eco-Escolas e a Faber-Castell, e pretende sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável, com total preservação do ambiente e minimização da pegada ambiental.
Inicialmente, os alunos do 3º AC assistiram ao workshop “Oficina de Ilustração – Super- Ecolápis?” e, posteriormente, pesquisaram na internet o tema “Preservação do Ambiente”. Os discentes mostraram-se muito entusiasmados e empenhados em todas as etapas das atividades desenvolvidas, até ao produto final (Super Eco-Lápis). De entre os trabalhos que evidenciavam as características solicitadas, foi escolhida a ilustração que se apresenta.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
(Texto escrito pela aluna do 3º AC – Super-Ecolápis escolhido)
O meu Super-Ecolápis parece um avião normal, mas este foi feito para ajudar toda a “Natureza”. Ele poderá nadar, devido às suas barbatanas e estar em terra por ter rodas.
É colorido, porque achei que assim, poderia camuflar-se no seu meio envolvente. Tem janela e portas, porque se alguém estiver a afogar-se, ele poderá salvá-la, e se algum animal adoecer, cuidará dele, tratando-o no seu interior (é como uma casa). O Ecolápis é gigante, pois assim, poderá acolher qualquer espécie de animal, esteja ele onde estiver.
Ele teria sempre o cuidado de não desperdiçar, e utilizaria sempre produtos com embalagens biodegradáveis. Temos de cuidar do planeta Terra.
Eu inspirei-me na técnica do pintor brasileiro Romero Britto, para ilustrar o meu desenho.