Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis

Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Neste ano letivo, foi lançado aos alunos do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Sintra, o desafio “Ecolápis” proposto pela ABAE | Programa Eco-Escolas e pela Faber-Castell. Desenvolvido ao longo do segundo semestre, este foi um projeto bastante aliciante para os alunos, no qual se procurou promover a conscientização ambiental, despertar o interesse para a importância da preservação do meio ambiente e incentivar a adoção de práticas sustentáveis. Passou por diversas etapas, tais como a investigação sobre o tema, a apresentação e debate de ideias, a realização prática do projeto e o envolvimento ativo dos alunos.
Foi proposto aos alunos criarem um "Super-Ecolápis" com poderes especiais para intervir na melhoria do ambiente e na preservação dos espaços verdes e ambientes marinhos. Este super-herói baseou-se no Ecolápis e devia possuir características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha.
A apresentação do trabalho foi realizada em aula, na qual foram utilizados recursos audiovisuais, exemplos práticos e onde foi possível refletir sobre o conceito de sustentabilidade, sobre a importância da preservação do meio ambiente e sobre os desafios enfrentados atualmente pela sociedade em relação às questões ambientais. Foi disponibilizado e mostrado o material disponibilizado pela Faber-Castell: a Brochura e o Cartaz com o ciclo do Ecolápis. Posteriormente, os alunos foram encorajados a investigar sobre o tema da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Essa etapa de investigação permitiu que os alunos aprofundassem seus conhecimentos sobre as questões ambientais e para auxiliar nesse processo, foram disponibilizados recursos no Classroom. Ao longo desse processo, foram discutidos tópicos como o aquecimento global, a poluição, o consumo consciente, a importância da reciclagem, a proteção da biodiversidade e iniciativas de reflorestamento.
O envolvimento dos alunos foi essencial para o sucesso do projeto. Eles foram incentivados a expressar as suas ideias, opiniões e soluções através de atividades práticas e criativas. Foram debatidas ideias e esclarecidos os conceitos apreendidos. Os alunos foram desafiados a criar projetos individuais, nos quais deveriam representar uma personagem criativa e original de acordo com o que era solicitado. Tiveram oportunidade de expressarem diferentes perspetivas sobre a temática e compartilharem as suas ideias. Os materiais utilizados foram lápis de cor, canetas e aguarelas. Ao longo do processo, estiveram sempre muito motivados e empenhados, conseguindo alcançar excelentes resultados.
Este projeto revelou ser uma excelente iniciativa para promover a conscientização ambiental e o envolvimento dos alunos nestas temáticas. Resultou numa abordagem abrangente e motivadora sobre a sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de várias aprendizagens e consciencialização dos alunos para um futuro mais sustentável.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O “Super-Ecolápis” é uma personagem extraordinária, fruto de uma criatividade sem limites. Foi criado a partir da fusão entre asas de arara e a delicadeza de uma água-viva. Essa combinação única de características dá origem a um ser com poderes excecionais. O seu superpoder principal é a capacidade de cura. Com um simples toque, ele tem o poder de curar qualquer ser vivo, desde pequenas criaturas até florestas inteiras. O seu objetivo é restaurar o equilíbrio e a saúde do meio ambiente, trazendo vida e vitalidade a áreas que foram danificadas. Além disso, o Super-Ecolápis possui o poder da invisibilidade. Ele pode vaguear pela floresta sem ser visto, o que lhe permite atuar discretamente e ajudar onde for necessário. Essa habilidade é fundamental para sua missão de cura, permitindo que ele alcance os lugares mais remotos e proteja os ecossistemas.
Outro superpoder que faz parte do arsenal deste super-herói é o do escudo. As suas asas transformam-se num escudo protetor e brilham no escuro como estrelas, oferecendo uma defesa impenetrável contra ameaças e perigos que possam surgir. Também tem a capacidade de gerar choques elétricos, que podem ser usados tanto para se defender como para ajudar. Essa energia está intrinsecamente ligada à natureza, permitindo que ele se conecte aos elementos ao seu redor. Além disso, as cores das descargas elétricas mudam de acordo com suas emoções.
O Super-Ecolápis é uma presença inspiradora, que simboliza a força da cura, proteção e conexão com a natureza. O seu objetivo é trazer equilíbrio e harmonia ao planeta, recordando a importância de preservar e respeitar o nosso meio ambiente.