Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Neste ano letivo, foi lançado aos alunos do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Sintra, o desafio “Ecolápis” proposto pela ABAE | Programa Eco-Escolas e pela Faber-Castell. Desenvolvido ao longo do segundo semestre, este foi um projeto bastante aliciante para os alunos, no qual se procurou promover a conscientização ambiental, despertar o interesse para a importância da preservação do meio ambiente e incentivar a adoção de práticas sustentáveis. Passou por diversas etapas, tais como a investigação sobre o tema, a apresentação e debate de ideias, a realização prática do projeto e o envolvimento ativo dos alunos.
Foi proposto aos alunos criarem um "Super-Ecolápis" com poderes especiais para intervir na melhoria do ambiente e na preservação dos espaços verdes e ambientes marinhos. Este super-herói baseou-se no Ecolápis e devia possuir características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha.
A apresentação do trabalho foi realizada em aula, na qual foram utilizados recursos audiovisuais, exemplos práticos e onde foi possível refletir sobre o conceito de sustentabilidade, sobre a importância da preservação do meio ambiente e sobre os desafios enfrentados atualmente pela sociedade em relação às questões ambientais. Foi disponibilizado e mostrado o material disponibilizado pela Faber-Castell: a Brochura e o Cartaz com o ciclo do Ecolápis. Posteriormente, os alunos foram encorajados a investigar sobre o tema da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Essa etapa de investigação permitiu que os alunos aprofundassem seus conhecimentos sobre as questões ambientais e para auxiliar nesse processo, foram disponibilizados recursos no Classroom. Ao longo desse processo, foram discutidos tópicos como o aquecimento global, a poluição, o consumo consciente, a importância da reciclagem, a proteção da biodiversidade e iniciativas de reflorestamento.
O envolvimento dos alunos foi essencial para o sucesso do projeto. Eles foram incentivados a expressar as suas ideias, opiniões e soluções através de atividades práticas e criativas. Foram debatidas ideias e esclarecidos os conceitos apreendidos. Os alunos foram desafiados a criar projetos individuais, nos quais deveriam representar uma personagem criativa e original de acordo com o que era solicitado. Tiveram oportunidade de expressarem diferentes perspetivas sobre a temática e compartilharem as suas ideias. Os materiais utilizados foram lápis de cor, canetas e aguarelas. Ao longo do processo, estiveram sempre muito motivados e empenhados, conseguindo alcançar excelentes resultados.
Este projeto revelou ser uma excelente iniciativa para promover a conscientização ambiental e o envolvimento dos alunos nestas temáticas. Resultou numa abordagem abrangente e motivadora sobre a sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de várias aprendizagens e consciencialização dos alunos para um futuro mais sustentável.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O “Super-Ecolápis” é uma criatura extraordinária que combina características únicas de diversos animais, permitindo-lhe explorar e adaptar-se a diferentes ambientes de forma eficiente. O seu corpo possui a forma graciosa de um cavalo-marinho, possibilitando que ele se mova com facilidade e agilidade na água. Ele navega pelas correntes e mergulha nas profundezas dos oceanos, explorando os mistérios subaquáticos.
Este super-herói ostenta asas majestosas inspiradas nas de uma gaivota. Essas asas amplas e aerodinâmicas dão-lhe a capacidade voar e ter uma visão privilegiada do meio ambiente ao seu redor. O seu voo é graciosamente suave e permite que ele aprecie a vastidão dos céus. Os seus membros inferiores lembram as patas longas e esbeltas de um flamingo. Elas são multifuncionais e permitem que ele caminhe tanto em terra firme, quanto na água, adaptando-se perfeitamente a diferentes meios. Ele consegue apoiar-se em apenas uma pata, economizando e permitindo repor energias.
O corpo do Super-Ecolápis é marcado por manchas distintas, tornando-o facilmente reconhecível e representando a singularidade deste ser extraordinário. A sua carapaça de tartaruga dá-lhe uma proteção adicional e oferece uma defesa extra, servindo como um mecanismo de sobrevivência em situações perigosas e permitindo-lhe enfrentar os desafios com confiança. As orelhas compridas do Super-Ecolápis, inspiradas nas girafas, proporcionam-lhe uma audição aguçada. Ele pode captar até os sons mais sutis do ambiente, antecipando perigos ou encontrando oportunidades.
É uma figura fascinante, capaz de explorar e proteger diferentes ecossistemas. A sua versatilidade e adaptabilidade permitem-lhe desempenhar um papel vital na preservação da natureza e na promoção da harmonia entre os diferentes ambientes. Ele salvaguarda a importância de valorizar e proteger a biodiversidade no nosso planeta.