Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Neste ano letivo, foi lançado aos alunos do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Sintra, o desafio “Ecolápis” proposto pela ABAE | Programa Eco-Escolas e pela Faber-Castell. Desenvolvido ao longo do segundo semestre, este foi um projeto bastante aliciante para os alunos, no qual se procurou promover a conscientização ambiental, despertar o interesse para a importância da preservação do meio ambiente e incentivar a adoção de práticas sustentáveis. Passou por diversas etapas, tais como a investigação sobre o tema, a apresentação e debate de ideias, a realização prática do projeto e o envolvimento ativo dos alunos.
Foi proposto aos alunos criarem um "Super-Ecolápis" com poderes especiais para intervir na melhoria do ambiente e na preservação dos espaços verdes e ambientes marinhos. Este super-herói baseou-se no Ecolápis e devia possuir características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha.
A apresentação do trabalho foi realizada em aula, na qual foram utilizados recursos audiovisuais, exemplos práticos e onde foi possível refletir sobre o conceito de sustentabilidade, sobre a importância da preservação do meio ambiente e sobre os desafios enfrentados atualmente pela sociedade em relação às questões ambientais. Foi disponibilizado e mostrado o material disponibilizado pela Faber-Castell: a Brochura e o Cartaz com o ciclo do Ecolápis. Posteriormente, os alunos foram encorajados a investigar sobre o tema da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Essa etapa de investigação permitiu que os alunos aprofundassem seus conhecimentos sobre as questões ambientais e para auxiliar nesse processo, foram disponibilizados recursos no Classroom. Ao longo desse processo, foram discutidos tópicos como o aquecimento global, a poluição, o consumo consciente, a importância da reciclagem, a proteção da biodiversidade e iniciativas de reflorestamento.
O envolvimento dos alunos foi essencial para o sucesso do projeto. Eles foram incentivados a expressar as suas ideias, opiniões e soluções através de atividades práticas e criativas. Foram debatidas ideias e esclarecidos os conceitos apreendidos. Os alunos foram desafiados a criar projetos individuais, nos quais deveriam representar uma personagem criativa e original de acordo com o que era solicitado. Tiveram oportunidade de expressarem diferentes perspetivas sobre a temática e compartilharem as suas ideias. Os materiais utilizados foram lápis de cor, canetas e aguarelas. Ao longo do processo, estiveram sempre muito motivados e empenhados, conseguindo alcançar excelentes resultados.
Este projeto revelou ser uma excelente iniciativa para promover a conscientização ambiental e o envolvimento dos alunos nestas temáticas. Resultou numa abordagem abrangente e motivadora sobre a sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de várias aprendizagens e consciencialização dos alunos para um futuro mais sustentável.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O “Super-Ecolápis” é um super-herói protetor da natureza, com um sorriso contagiante que transmite alegria e felicidade. Os seus objetivos são preservar e cuidar do meio ambiente, garantindo que nada possa prejudicar a natureza.
Este possui características únicas inspiradas em diferentes animais, para se adaptar ao meio terrestre e marinho. As suas asas, com cores do arco-íris, são semelhantes às das araras e simbolizam a beleza e a diversidade da vida. Essas asas representam também o respeito pela sustentabilidade e pela proteção da natureza, permitindo-lhe voar alto e ajudar espécies que estejam em perigo. As garras de águia são símbolo de poder e proteção, elas representam a sua determinação em proteger os seres mais vulneráveis e garantir a harmonia nos ecossistemas.
As suas escamas, semelhantes às do camaleão, permitem que ele se misture com o ambiente e passe despercebido, adaptando-se às mudanças e protegendo-se de possíveis perigos. Além disso, o Super-Ecolápis possui tentáculos com ventosas semelhantes às do polvo, que lhe permitem aderir às várias superfícies e ultrapassar obstáculos com facilidade, adaptando-se a diferentes situações e promovendo a resiliência às adversidades.
A sua cauda é inspirada no axolote, um animal conhecido pela sua habilidade de orientação e regeneração. Esta representa a sua capacidade de se adaptar às mudanças e se regenerar, mantendo o equilíbrio e a harmonia no meio ambiente.
O desenho do Super-Ecolápis é símbolo do amor pela natureza e a sua missão é proteger, cuidar e promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Ele lembra-nos que cada um de nós tem um papel fundamental na conservação da natureza e na construção de um futuro mais sustentável.