Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O projeto do Super Ecolápis foi realizado em diferentes etapas, na área de Ciências e a Vida, no centro de Apoio à aprendizagem da Escola E.B. 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa. Os alunos começaram por fazer uma pesquisa na internet sobre a poluição ambiental e os impactos negativos na saúde do planeta.
Deu-se início a um pequeno pré projeto sobre a temática, baseado na visualização de pequenos vídeos, seleção e recorte de imagens alusivas ao aquecimento global, às mudanças climáticas, ao desenvolvimento de doenças entre outros.
De seguida os alunos fizeram o registo no caderno, das informações mais relevantes e houve um debate coletivo sobre a informação recolhida.
O material utilizado foi, folhas de desenho A3, tintas acrílicas Giotto, Guaches Giotto Glitter, lápis de cera e de pau, marcadores, borrachas tesouras, garfos de plástico, panos de esponja, papel crepe amassado cotonetes entre outros. As técnicas aplicadas foram a pintura com pincel e com outros materiais, nomeadamente garfos, palitos, cotonetes e também a carimbagem com papel crepe amassado, cotonetes, panos de cozinha da Víleda e com os dedos.
Os alunos desenharam o Ecolápis com muito entusiasmo e motivação, envolvendo-se ativamente dando diferentes sugestões e opiniões, num debate interativo, de uma forma produtiva.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Na elaboração dos trabalhos os alunos escolheram fazer um Super Ecolápis com diferentes super poderes, onde se podem destacar: Ser um anfíbio, capaz de poder agir em diferentes ambientes.
No segundo trabalho, o Super Ecolápis tem o poder de voar para limpar a atmosfera, através das asas em rede.