Escola Básica e Secundária de S. Bento (Vizela)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A professora de Desenho A, Anabela Marques, propôs aos alunos da turma B do 10º ano do
Curso Científico - Humanístico de Artes Visuais, a participação no Desafio “Ecolápis”,
mostrando o vídeo de apresentação que se encontra na página da ecoescolas.abae.pt.
Depois da parte mais teórica, assistiram à Oficina de Ilustração | Super-Ecolápis.
De seguida, o trabalho foi iniciado com uma pesquisa e abordagem do desenho científico
sobre o que são anfíbios e que animais conseguem sobreviver nos dois ambientes (aquático e
terrestre).
Utilizando diversos materiais foram fazendo registos no diário gráfico de combinações
forçadas, com várias soluções para a criação da sua personagem respeitando o regulamento
do concurso. Surgiram inúmeras criações, umas mais realistas e outras mais “cartoon”. De
seguida, foi realizada uma análise e selecção de um esboço para elaboração do trabalho final
em suporte de papel.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Depois de fazer algumas pesquisas, decidi deixar algumas das características do eco-lápis
original e adicionar-lhe outras, que o permitem habitar em diferentes ambientes e o tornam o
"Super Eco-lápis". O lápis tem tentáculos de polvo, que seguram lápis de diferentes cores e
formatos, que permitem que ele se adapte ao meio aquático. As asas de inseto fazem-no voar
e o corpo tem o efeito de escamas que permitem que o lápis ande rastejando na terra. As
cores representam o camaleão que muda de cor adaptando-se a diferentes meios. As asas
tornam o lápis mais leve. Os tentáculos conseguem segurar diversas coisas e permitem que o
lápis nade rapidamente e lance tinta na água. A textura do seu corpo permite que qualquer um
se adapte a ele. A cor predominante é o verde que representa a natureza e a esperança que a
arte nos pode dar.
Para a realização deste trabalho foram utilizados lápis de cor de aguarelas, canetas de ponta
fina pretas e um lápis de grafite.
Leonor Monteiro 10ºB