Escola EBI da Boa Água (Sesimbra)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio foi sugerido aos alunos que aceitaram logo com bastante entusiasmo. Analisamos o regulamento e visualizamos os vídeos que se encontram na plataforma do Eco Escolas. Visualizamos também o workshop de ilustração dinamizado pela professora Carla Cardoso.
Foram realizadas várias pesquisas, identificando várias características físicas de animais terrestres e marinhos. Para ajudar á criação do Super Ecolápis foi realizado pela professora de Educação Visual um PowerPoint com algumas características físicas de alguns animais e estava na Classroom para consulta de todos. Na disciplina de Ciências Naturais relacionaram as características da forma do corpo de diferentes animais, com o meio onde vivem; os regimes alimentares de alguns animais com o respetivo habitat; as características dos órgãos de locomoção do corpo de diferentes animais, com o meio onde vivem; identificaram as adaptações morfológicas e comportamentais dos animais e as respetivas respostas à variação de água, luz e temperatura.
Os trabalhos foram realizados a lápis de grafite em suporte papel cavalinho A3 e A4. Foram pintados a lápis de cor e lápis aguareláveis.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu Ecolápis tem umas pernas de sapo mais compridas para poder dar saltos altos e poder chegar mais rapidamente a todos os seres terrestres em perigo. Possui umas barbatanas de baleia em forma de assas que têm o poder de voar muito rápido. Tem guelras e barbatanas de peixe para poder nadar e poder captar todos os sons das profundezas do mar. Tem chifres de touro que lhe dão muita força.