Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral (Celorico da Beira)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Este trabalho surgiu no âmbito do Programa Eco-Escolas em colaboração com as disciplinas de Artes Visuais e de Ciências Naturais.
Na disciplina de Ciências falava-se de sustentabilidade e de recursos biológicos e os alunos foram desafiados a realizar diferentes trabalhos. Como tinha sido lançado o desafio “Super-Ecolápis” a aluna Diana Gil, do 8ºano turma C decidiu, após explorar os materiais disponibilizados na plataforma, nomeadamente o processo de fabrico dos lápis, representar o Super- Ecolápis a espreitar ou esconder-se no meio da floresta.
Se por um lado o ”esconder” pode representar a necessidade de fuga aos efeitos da ação antrópica (incêndios, sobreexploração dos recursos…), “o espreitar” poderá indiciar a descoberta de novas formas de ver e aproveitar a floresta, sem a lesar ou “magoar”.
O trabalho foi realizado numa folha A4 de papel cavalinho.
Utilizou-se, como materiais de pintura, lápis de cor da Faber- Castell.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Trata-se de uma floresta em parte escura, triste, sem folhas nas árvores…talvez destruída pelo fogo…. mas com alguma vegetação verde a despontar, onde poderá germinar a esperança num futuro mais sustentável, verde e alegre!....caminho com algumas curvas que o nosso Super-Ecolápis quer trilhar!...
Aplicou-se uma variedade de verdes, sendo o próprio lápis verde para se camuflar/ unir e pintar o ambiente, mais verde, sustentável e feliz!